domingo, 30 de outubro de 2011

Peixes para Criançada - Sim ou Não?

Olá amigos e amigas.
Resolvi compartilhar essa história com voces pois estou muito triste.
Como sabem, trabalho numa escola de ensino fundamental, de 1º a 5º ano, crianças de 6 a 11 anos e nesta quarta-feira passada, dia 26 de outubro, uma colaboradora da escola comprou (eu acho) aproximadamente uns 700 peixes Betta (peixe de briga) aquele que vive sózinho no aquário para dar de presente para as crianças. É obvio que a criançada ficou em "polvorosa", numa felicidade só, por causa dos peixinhos.
A entrega dos peixes foi na quinta-feira dia 27/10 após o horário de aula, ou seja, a tarde, pois lá é uma escola que funciona em período integral. Algumas crianças ganharam os peixes ja no aquário, e outras levaram em saquinhos.
Como sobraram mais de 100 peixes pois temos 590 crianças, a colaboradora começou a distribuir os peixes para nós funcionários. A ideia na hora me pareceu estranha, mas legal, a intenção dela foi boa, mas eu não tive uma boa experiência com peixes no passado, então não queria um para mim, mas acabei me deixando levar pelo sentimento de entusiasmo de todos e peguei  um para mim e muitos peixes foram "rejeitados" também, e pareciam cansados, esgotados... Tanto que acabei trazendo 2 para casa pois uma colega de trabalho me deu o dela...
De sexta para sábado eles aparentemente estavam bem, comprei aquários adequados, coloquei a água mineral natural, segui a risca o manual de instruções do peixe... Mas confesso que não sei cuidar de peixes... Daí vim ao Google e fiz pesquisas;  se vou ter o bicho, tenho que saber mais sobre ele..
No sábado próximo da hora do almoço percebi que um dos peixes estava estranho, com uma espécie de peĺicula aveludada branca que cobria seu dorso, ja de cara saquei que aquilo não era bom, e pedi para minha mãe ir comprar um remédio. Minha mãe foi e na loja e - Pasmem! o Dono da loja não quis vender para minha mãe o remédio dizendo que esse peixe é muito chato de cuidar e que era só colocar "sal" na água. Acreditamos ué! ele trabalha com isso!! colocamos o sal na água e a peixinha (esqueci de mencionar- era fêmea) só piorava. Precisei viajar e domingo pela manhã minha mãe me ligou que ela amanheceu toda coberta por aquela espécio de veludo, aquela "gosma" e morta... Minha mãe ainda me contou que tentou de tudo que podia e que estava ao seu alcançe, ligou para o veterinário, tentou o bicarbonato de sódio, trocou a água, mornou na temperatura certa, mas não deu....
Voltei de viagem agora pouco, trazendo correndo na mala, remédios fungicidas, bactericidas e para parasitas porque o outro peixinho também está apresentando os mesmos sintomas... ele ta muito mal gente, e eu to péssima....
Olha ele ali, de lado no aquário... parece que está morto, mas não está

Esse "esbranquiçado" na cauda dele é a doença
Eu fiquei pensando... "Se meus peixes estão doentes, é muito provável que os peixes das crianças também estejam". 
Ja imaginaram a decepção das crianças, a tristeza? 
Acho que a colaboradora fez uma "caca" gigantesca, pra não dizer outra coisa, do tamanho de um trem... Se a inteção dela foi fazer com que as crianças aprendam a lidar com "a perda" desde cedo, nisso ela acertou!
Ele ta vivo, respirando com muita dificuldade.

Estou fazendo tudo o que posso por ele, de 7 em 7 minutos pego ele com uma colher plástica esterelizada e subo ele até a superfície para ele oxigenar, a água ja está com os remédios, e se depender de cuidados ele vai sobreviver... 
Mas e as crianças que não tem esse cuidado todo, ou não tem nem dinheiro para comprar os remédios? na nossa escola a maioria das crianças são de baixa renda...
Por isso o título do meu post... Peixes para criançada, sim ou não?
Na minha opinião, chocolate, brinquedos, sei lá, teria sido melhor aplicado...
Torçam por meu peixinho!
Abraços.
Mell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário