sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Beija-Flores de Estimação

Eu não poderia deixar de compartilhar com voces a experiência mais fantástica que eu, minha mãe a minha saudosa avó passamos com beija-flores no ano passado.
Na varanda de nossa antiga casinha (digo antiga porque foi construída uma nova casa pelo SBT - post "Participei do Construindo um Sonho"), bem mas na varandinha da casinha tinha um "mobile de pássaros" pendurado no teto. Minha avó gostava muito de tomar sol e rezar pela manhã na varanda todos os dias e num belo dia do final do mês de outubro de 2010 ela reparou que havia uma coisa estranha no móbile, uma espécie de ninho, e imaginou que minha mãe havia colocado mais um badulaque no móbile.

O móbile com o "suposto badulaque", rsrsr
A noite quando minha mãe chegou do trabalho, minha avó foi tirar satisfações com minha mãe, estava disposta a brigar com ela: "-Onde já se viu você ficar colocando mais coisas no meu enfeite da varanda? desse jeito ele vai cair!".
Minha mãe se defendeu dizendo que nem sabia do que se tratava, nem lembrava do móbile da varanda... 
Então, lá fomos nós olhar o que era aquilo e para nossa surpresa era um ninho de verdade de beija-flor !!

Olhem lá só a cabecinha da mamãe Beija-Flor no ninho!!!
Ela camuflada no móbile, rsrsrs dentro do ninho
Foi uma surpresa muito gostosa! a mamãe Beija-Flor já estava acostumada com nossa movimentação de entrar e sair pela porta da varanda, nem se importava, mas minha avó nos restringiu de passar por ali para não incomodar a família... 
Passei a observar por uma frestinha do vitrô da sala e sempre via a mamãe chocando seus ovinhos, eram dois!!! Como eu sei? não aguentei de curiosidade, subi em cima de uma mesa, para poder ver quantos ovos eram...rsrsrsr

Ela chocando os ovinhos!!!! lindo!
Os bebês nasceram e ela era uma mãe muito prestimosa, excepcional! ajeitava o ninho e trazia alimento a todo instante. A movimentação no ninho só aumentava com o passar dos dias, ela a cada dia saia mais vezes e voltava mais demoradamente.

Mamãe alimentando os filhotes.
Até que um dia, minha avó zeladora fiel dos bichinhos me avisou que a mamãe Beija-Flor não havia voltado o dia todo, saiu pela manhã e não retornou. Eu e minha mãe não demos muita bola, achamos que talvez minha avó apenas não tivesse visto Ela no ninho. No dia seguinte, um sábado eu fiquei de olho para ver se a movimentação estava normal, e minha avó tinha razão, ela não voltou mais... Nunca pusemos a mão no ninho e nem nos aproximamos dele para não assustá-la, mas já era noite, os bichinhos estavam fazendo uma espécie de gemidinho bem baixinho e estava armando um chuvão, daqueles com vendaval e tudo. 
Não tive dúvidas pedi para minha mãe pegar o ninho e por pra dentro de casa, pois eles poderiam morrer de fome ou se o vento os molhasse também poderiam morrer, ah! e eles já estavam a 2 dias em comer por conta do sumiço da mãezinha deles. Alguma coisa devia ter acontecido a ela para ela não ter voltado mais, ela era muito amorosa.
Quando pegamos o móbile e trouxemos para dentro de casa e minha mãe observou bem de perto que os bichinhos estavam entalados no ninho, literalmente! o ninho era muito pequenininho para o tamanho que eles estavam e eles entalaram de cabeça para baixo ficando sufocados, como a mãezinha deles não conseguiu tirá-los daquela posição e também não conseguia mais alimentá-los pois eles estavam  de ponta cabeça ela não voltou mais... Foi a nossa teoria.
Minha mãe não pensou duas vezes pegou uma tesoura e cortou o ninho, um dos filhotes já estava quase desfalecido, eu saí de perto quando vi a cabecinha dele pendendo para o lado e o outro não estava tão mal, exclamei de longe: "Tadinho, Coitada!... e essa exclamação ficou sendo os nomes deles: Tadinho e Coitada, rsrsrsr.
Minha mãe e minha avó acharam que eles não iam sobreviver... Mas o instinto maternal de minha mãe e minha avó falou mais alto e elas fizeram tudo para salvar os bichinhos... Minha mãe suavemente colocou soro-caseiro no biquinnho deles com o dedo e eles foram passando aquele "linguão" e sugando o soro até ficarem mais espertinhos. Deu certo! Eles sobreviverem!
Daí colocamos o ninho original dentro de um pote de danone forrado um uma meia de lã marron cortada, para parecer o mais original possível. Eu sempre tenho seringas em casa e com ela neste dia os alimentamos com água morna com mel diluído. Tive que recorrer ao Google para saber como se cuidava de filhotes de beija-flor....
No dia seguinte as 5:30 da madruga..... para nossa surpresa? quem piava desesperadamente lá fora atrás do ninho? A própria! mamãezinha deles!
Levantamos todas desesperadas para colocar o ninho lugar e rezar para que ela pousasse nele.
Fizemos isso, mas ela não pousou no ninho... estranhou... o móbile já não estava no mesmo formato, o ninho era diferente... 
Fui ao centro comprei seringas específicas para alimentar filhotes de beija-flor, comprei néctar artificial e voltei correndo! Eu chorava muito, de remorso de ter mexido no ninho, mas por outro lado se não tivesse mexido eles teriam morrido... eu chorava muito e já nem sabia mais o porque...
De hora em hora eu esquentava no micro-ondas o néctar, colocava a mesa na varanda, subia e os alimentava, e a noite colocáva-mos eles para dentro. Eles eram uma gracinha! lindos! a princípio a penugem deles era cinza e aos poucos foi ficando verde brilhante!

Eles dormiam agasalhados dentro do ninho envolvidos com uma blusa de lã
De dia colocáva-mos o móbile pendurado na varanda, de noite trazía-mos para dentro e no 3º dia ela pousou no ninho! A alegrai que senti foi imensa! que mãe corajosa, amorosa, ela não os abandonou e voltou a alimentá-los, mas, ela não dormia com eles, e as noites continuavam iguais, dormiam conosco, e a cada piadinho eles abriam um bicão para tomar o néctar...

Era maravilhosa a sensação de alimentá-los
Eles dormiam na cama de cima do meu beliche, e a cada piadinho de madrugada eu levantava, esquentava o néctar e os alimentava, as vezes até 4 vezes por noite, eu achava que o chorinho era saudade da mãezinha deles, ou frio, e tentava recompensar isso dando néctar para eles...Engordaram...... ficaram umas graças!!!!

Fazendo carinho neles com um cotonete.
O Tadinho era maior, batia as asinhas ficava de pé no ninho e era mais comilão, a Coitada era mais quietinha, para comer tinha que fazer carinho nela com o cotonete antes para ela abrir o bico e ela não queria saber de bater as asas não...
Foram duas semanas emocionantes até que numa noite quando fomos recolher o ninho só estava a Coitada!!! Ai meu Deus! que dor no coração.... Tadinho voou...
Coitada dormiu sozinha e choramingou a noite toda... de dia a maẽzinha cuidou dela. Na noite seguinte tivemos a notícia do SBT ia fazer a reforma da nossa casa....Meu Deus de novo! A Coitada não sabia voar.... e agora? iam demolira a casa no dia seguinte...
Fechei a porta do quarto, estendi lençóis por todos os lados para amenizar possíveis impactos, pela primeira vez peguei ela na mão e subia e descia a mão suavemente para ela bater as asinhas, deu certo. Ela se assustou um pouco mas logo confiou em mim, depois de vários treinos comecei a aumentar a velocidade dos movimentos da mão até que ela voou!!! se estabacou na tela da TV, o coração dela parecia que ia explodir, mas não desisti, ela precisava voar, tentei tudo novamente umas 5 vezes até que ela voou longamente pelo quarto sem se machucar.
Aquilo doeu mais em mim, vocês podem ter certeza, mas era necessário.
Ela dormiu a noite toda e no dia seguinte fui trabalhar sabendo que a surpresa do SBT seria as 11 horas da manhã, me despedi dela e fui... Quando liguei umas 10 horas para casa minha mãe falou que ela já não estava mais no ninho...havia voado...partido!   Graças a Deus, pois as 13:30 já não havia mais a minha casa, já estava toda demolida e nós sem rumo....
Passamos 20 dias fora por conta do programa e quando voltamos a casa era completamente diferente, achei que nunca mais ia ver meus bichinhos, minha mãe comprou aqueles suportes de beija-flores e coloquei neles o mesmo néctar que os alimentava quando bebês e para minha surpresa Tadinho e Coitada voltaram, os reconheci na mesma hora, tanto que um deles pousou na minha cabeça! e até hoje eles veem tomar o néctar deles e moram na nossa árvore!

Tadinho tomando néctar aqui em casa
Eu os amo! e como homenagem a eles minhas lembrancinhas de casamentos foram pássaros, duas pombinhas!

Minha homenagem aos meus amiguinhos!
Foi a experiência mais gostosa com bichos e inesquecível da minha vida!
Até hoje eles convivem conosco!
Espero que gostem da minha história como eu gostei de vivê-la.
Abraços.

3 comentários:

  1. q fofo!! eu tenho um amor por esses animais!!

    bjos

    http://respireecase.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que especial seu contato com os Beija-Flores de Estimação, e dizendo ainda que: "Foi a experiência mais gostosa com bichos e inesquecível da sua vida!" Obrigado por partilhar linda fotos e post com seu brilhante relato, favoritei, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mell!
    Tudo bem?
    Obrigada pelo carinho...
    Também acho que posso encontrar algum brinco parecido em lojas de bijus . Ainda tenho um bom tempo pela frente (9 meses) e acho que consiguirei alcançar esse objetivo!
    Bjim

    ResponderExcluir