terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bullying - Na minha época era "Sarro"

Eu sempre tive um nariz enormeeeee, grande mesmo, feio e desproporcional ao meu tamanho, pois sou pequenininha (1,50), magrinha (40 kg), rosto fininho tipo oval e o danado do nariz gigante era o primeiro a ser notado.
Na escola eu sofri muito com isso, eu era o motivo da chacota da sala, dos colegas e dos alunos de outras turmas também... não era fácil não... Ninguém queria ser amiga(o) da nariguda, duende, e o que mais me incomodava, pinóquia! aquilo era o fim para mim, pois aprendi desde pequena o valor da verdade.
Eu sempre tive os cabelos longos para disfarçar o nariz, nunca cortava, andava sempre de cabeça baixa para não ser notada e chorava muito ao ser ofendida. Foto? eu quase não tinha fotos, eu morria de vergonha, fugia de câmeras... Eu pedia muito para minha maẽ para fazer cirurgia, mas minha mãe nunca deixou e esse pedidos começaram aos 11 anos; ela achava que era muito cedo para cirurgia, e sempre teve muito medo de qualquer procedimento cirúrgico, então não adiantou nada pedir, nem na adolescência. A única coisa que minha mãe fazia era me defender (eu - filha única), ela colocava medo em qualquer um, muito brava híper protetora, ia na escola a cada pedido ou telefonema meu.
Quando adulta aprendi de certa forma a conviver com esse desconforto de ter o nariz grande, mas nunca me conformei, e mantive minha decisão de operá-lo.
As ofensas e os "sarros" da infância e da adolescência me transformaram numa adulta insegura e extremamente tímida, tanto que tive de entrar em aulas de teatro aos 17 anos para poder começar a interagir com outras pessoas, pois até os 17 anos eu não fazia nem trabalhos escolares em grupo.
O teatro foi muito bom para mim, mas até lá tive problemas com o nariz, ensaiava as peças, mas não queria subir ao palco para apresentá-las de vergonha. Com ajuda psicológica superei esse obstáculo.
Desenvolvi outras "habilidades" digamos assim, para poder me relacionar com outras pessoas, eu usava muito o telefone para conversar com amiga(os) pois assim não mostrava o rosto, quando surgiu o primeiro celular pedi a minha mãe que comprasse um para mim, entrei na escola de informática assim que os computadores foram lançados para aulas, aprendi  o DOS, rsrsrsrsr, e com isso fiquei ótima em comunicação, oratória, e a tão conhecida "Lábia".
Assim ficava mais segura quando as pessoas a me conheciam pela minha inteligência, pelo meu jeito de ser, do que pela aparência.
O bullying, na época não tinha esse nome, e as pessoas não se importavam se as crianças ofendiam as outras, isso era brincadeira, sarro, e não se tomava nenhuma providência. Minha mãe não deixava passar, mas ela era apenas 1 entre 1000 mães...
Isso me privou de uma infância mais gostosa, de ter liberdade de conviver com outras crianças,    e crianças quando querem são más... e como...
Nem por isso, entrei na escola e atirei nelas... não virei seguidora da Al Qaeda, não fiz planos maquiavélicos, eu simplesmente aprendi com as provocações e desenvolver a paciência, a compreensão, o perdão, é dificil? sim, é! principalmente para uma criança, mas eu cresci e aos meus 31 anos consegui juntar o dinheiro que precisava, e fiz a tão sonhada rinoseptoplastia... pois eu jurei que não me casava com aquele narigão horroroso! rsrsrsr
Não tenho fotos de criança, nem de adolescente, as poucas que eu tinha, não voltaram do Construindo um Sonho... então vou colocar as mais recentes.

Foto para a cirurgia... horrível...

Foto 4 meses depois da cirurgia (ainda com um certo inchaço) e ao redor dos olhos esverdeados por conta dos hematomas.
Agora depois de 8 meses meu cirurgião disse que ainda faltam uns "retoques", mas estou muito satisfeita, logo logo vou colocar um post sobre rinoseptoplastia e como foi minha experiência em detalhes nessa etapa da minha vida.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário