terça-feira, 4 de outubro de 2011

Participei do "Construindo um Sonho" do SBT - Parte 1


Participei do quadro “Construindo um sonho” do Programa Domingo Legal do SBT e vou compartilhar com vocês tudo o que acontece de verdade nos bastidores do programa. Vou dividir em vários posts pois a história e longa...
Depois tirem suas próprias conclusões...
Tudo começo no dia das mães de 2009 quando eu estava assistindo o programa com minha avó e ela se emocionou muito com a entrega da casa que passou na tv. Vendo ela chorar de emoção resolvi na mesma hora, aproveitando o calor da emoção escrever. Na época o apresentador do programa era o Gugu.
Eis a carta escrita em 2009:
 Querido Gugu.
 Hoje ao assistir o seu programa resolvi te escrever, pois o quadroConstruindo Um Sonhome fez  acreditar que meu sonho pode se tornar realidade. Te escrevo Gugu para presentear minha avó Marina e minha mãe Lúcia Helena, para deixar meu coração mais tranquilo e por isso vou te contar um pouco da nossa vida.
 Minha avó Marina tem 79 anos é nascida e criada aqui. Se casou jovem e meu avô construiu esta casa para eles; foi a 2ª casa construída no bairro (centro comercial) em 1950 e até hoje nunca foi reformada. Foi aqui que minha avó criou os 4 filhos praticamente sozinha, pois meu avô a abandonou por outra mulher quando os filhos eram criancinhas.
 Trabalhadora, de infância dura e muito pobre, minha avó batalhou muito para poder educar e dar de comer a eles, mas o destino foi cruel com ela, quando ainda era bem jovem com os filhos pequenos ela pegou tuberculose e quase morreu, para piorar as coisas ela era alérgica ao único remédio que tratava a doença e numa tentativa desesperada o médico optou por realizar uma cirurgia que retirou o pulmão doente, mas para isso retiraram também oito costelas, afastaram seu coração e assim retiraram o pulmão doente inteiro; com isso minha avó ficou deficiente física, sua coluna envergou e ela ficou um poucocorcunda. Hoje minha avó tem apenas 20% da capacidade respiratória pois o pulmão que restou está enfraquecendo, seu coração está inchado, muito maior que o normal, é cardíaca, hipertensa e faz uso diário de vários medicamentos que consomem quase todo seu beneficio do INSS. Mesmo diante de tantas dificuldades, continuou trabalhando, seu ofício era de cozinheira e que cozinheira Gugu...!
 Nossa casinha tem 55 anos e nunca foi reformada, os concertos é a minha mãe quem faz e sempre fez, pois não temos dinheiro para reformas. A casa está muito velha, com as paredes úmidas e mofadas, o reboque está caindo, o forro está apodrecendo por causa dos cupins, a rede elétrica é muito antiga já apresentou vários curtos, e o esgoto vive entupindo e a coitada da minha mãe é quem desentope, o muro também nos da muito medo, pois o muro apresenta rachaduras, vazamento de água por conta das infiltrações e esta com umabarriga imensa, ameaçando cair.
  Eu e minha mãe morávamos nos fundos da casa da minha avó numa casinha até o ano de 2000, quando choveu demais e ela caiu; até que tentamos construir uma nova, mas infelizmente não tivemos dinheiro para terminá-la. Então minha avó nos acolheu em sua casinha onde moramos até hoje. A casinha tem 1 quarto, 1 sala, 1 banheiro e 1 cozinha, é muito pequenininha, quase não cabe nossas coisas, é tudo encaixotado, empilhado, não cabe muita gente, com 5 pessoas adultas a casa já fica lotada e sem espaço, nas festas, páscoa, natal, ano novo, nunca é aqui porque não cabem as pessoas.
 O telhado da nossa casa nos preocupa demais, é muito velho, está cheio de cupins e range a qualquer vento mais forte; os tijolos da estrutura do telhado estão caindo, e uma vez o barulho foi tão grande que precisamos chamar o corpo de bombeiros para olhar o telhado e dizer o que tinha acontecido por lá.
 Minha avó é uma velhinha esperta, apesar das limitações, esta quase cega da vista esquerda e estamos aguardando na fila uma cirurgia de catarata para ela pelo SUS, mesmo assim cozinha para nós, cuida dos nossos dois cachorros que ela chama de companheiros com quem ela conversa bastante e se distrai, recebe suas visitas, pois minha avó é muita conhecida na cidade, porém ela não pode andar, pois se cansa e tem falta de ar facilmente.
 Minha mãe é funcionária pública estadual, recebe o menor piso de sua categoria por mês, tem 48 anos de idade, tem problemas sérios de coluna tem osteoporose, lordose, e um problema crônico na coluna lombar que dificulta que ela possa caminhar sem dores, é valente, brava, sincera, mas não pode fazer mais por nós financeiramente pois o que recebe fica com as despesas de transporte de seu trabalho, a compra e as contas do mês, não sobra nem um pouquinho porque até hoje paga por um empréstimo consignado no banco de quando estávamos tentando construir a casinha dos fundos.
 Eu me chamo Melissa, tenho 30 anos, sou funcionária pública municipal, recebo um salário mínimo por mês. Em 2006 adoeci gravemente, tive duas paradas cardíacas, por conta de uma endometriose pulmonar e um tumor no ovário que quase me tirou a vida, por causa disso não posso ter filhos, foi o 2º caso no Brasil e o 8º caso do mundo desse tipo de doença, passei por uma grande cirurgia, gastamos demais com internações e remédios que o SUS não cobria e até hoje pago os empréstimos daquela época. Estou noiva de um rapaz muito bom, ele é maravilhoso, nos ajuda em tudo que pode, esteve ao meu lado em todos os momentos de dificuldades e vamos nos casar provavelmente o ano que vem, mas ele não mora na minha cidade, ele trabalha há muitos anos numa fábrica em no Vale do Paraíba, e mora no Vale também, então vou morar lá, mas meu coração dói Gugu de deixar minha mãe e minha avó nessa situação...
 Nossa vida é muito difícil Gugu, temos muitas dívidas, infelizmente decorrentes dos fatos que narrei acima, o custo de vida nessa cidade é muito alto. Nossa casa é motivo de comentário dos vizinhos e de quem passa pelo bairro, pois é a única casa feia, pobre e velha da rua.
 Gugu, a vida foi bastante dura conosco, somos muito unidas e amigas, mas mesmo unindo nossas forças nunca vamos ter dinheiro para construir o que lhe pedi, e ao ver a minha avó assistindo seu programa chorando e se emocionando com o sonho dos outros eu queria que ela se emocionasse com o próprio sonho realizado, e sei que posso contar com você, venha nos fazer uma visita, tomar um café bem gostoso e ver com seus próprios olhos como é a nossa casinha.
 Obrigada por me ouvir, obrigada antecipadamente por tudo que você faz por esse povo tão sofrido e cheio de esperança como eu. Que Deus te abençoe e todas as pessoas que trabalham com você.
Melissa de Assis 
Junto com essa carta que escrevei a mão, enviei algumas fotos que vou colocar aqui para vocês.

























Enviei muito mais fotos, mas não vou colocar todas aqui, pois são de detalhes de dentro da casa, mas nas pŕoximas postagens vou acrescentado os detalhes.
Pois bem, as cartas não são sorteadas como muitas pessoas pensam, elas são escolhidas. O SBT tem uma equipe que lê todas as cartas que chegam lá, parece impossível? mas é verdade, eu conheci pessoalmente o senhor que leu nossa carta e as que eles acham interessantes, com histórias com bom teor para o quadro são escolhidas. 
Por hoje vou deixar assim, pois esse post vai render... rsrsrsr
Depois continuo a aventura.
Até mais!

18 comentários:

  1. Nossa! A pessoa participou do quadro e dá a entender que há algo errado? Complicado entender o ser o humano... Considero justas as escolhas por histórias. Assim, quem realmente tem urgência quanto a realização de um sonho, como a construção de uma casa, tem muito mais possibilidade de ser ajudado.
    O que pode render nisso? A conduta da emissora é digna de aplausos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor Celso Portiolli ajuda minha avó a construir a casa dela ela tá sendo muito humilhada tá morando em outra casa que não é dela porque a dela quebrou a comida do meio e tá correndo risco de cair por cima das crianças minha mãe morreu e minha avó dona da casa dia 5 crianças cuida do idoso que tem problema nas pernas e dá para se muita necessidade porque não tenho uma casa para morar ela tem uma casa mas não pode parar de Barro porque tá é que Quebrou as Travessas pode sim mais Travessa minha mãe faleceu e tudo ficou mais difícil porque minha avó pegou cinco crianças porque não pode deixar jogada

      Excluir
  2. Oiiii celso gostaria que vc ajudasse minha sogra ela precisa ela não tem onde mora ela mora na fazenda dos outros pq não tem uma casa eu preciso que vcs tenham dó eu nunca pedie nada a ninguém hoje estou pedindo porque sei que ela precisa porque sei o sofrimento que é mora no que é dos outros eu moro no que é da minha cunhada mais não mim sinto feliz sabe pq não é meu mais sé fosse eu só tinha que agradece mais eu tenho fé em deus que tudo vai da certo eu não estou pedindo pra mim mais sim pra minha sogra porfavo ajudem eu pesso pelo amo de deus obrigado por vc mim escuta ajudem que deus da em dobro a vcs ela mora em chã do pilar Alagoas Maceió 🍁🍁🍁

    ResponderExcluir
  3. Eu me chamo Elisamar Soares sou viúva há dez anos e portadora de deficiência visual tenho 49 anos e estou lhe escrevendo pela a primeira vez a procura de um ajuda do meu barraco está prestes a cair na minha cabeça só não caiu ainda por milagre de Deus ele está muito ruim mesmo quando vcs ver situação minha aí vai se comover muito tem buracos todos cantos qui vcs pensar Ale de insetos baratas escorpião ratos e ECT... não tenho água de rua só dá cisterna o lote e cercado de arame parpado e não condição de construir outra pela amor de Deus e meu sonho e ver vcs um dia bater na minha porta

    ResponderExcluir
  4. Queria ajuda para construir minha casa estou desempregado e tenho dois filhos

    ResponderExcluir
  5. Eu quero construir Celso Portiolli Eu quero construir a casa da porque tá um grande perigo grande perigo eu vou para Travessa do meio E para piorar tudo a minha mãe faleceu e agora ela cria cinco crianças cuida do Idoso deficiente das pernas

    ResponderExcluir
  6. Tenho 64 anos de idade não sou Aposentado ainda não encontro trabalho nem uma empresa me contrata trabalhar de Porteiro cidade Americana sp .Moro de aluguel as vezes falta mantimentos pra comer mora eu meia irmão ele tem problema nas pernas não tem aposentadoria também só Deus e Pessoa do SBT pra realizar o meu sonho Faço bico mais não dá pra aluguel minha família me ajuda mais não sempre que pode ajudar tem filhospital fica difícil pra eles e pra mim .Já enviei vários currículo empresa não me contrata eu acho que é pela idade .Preciso muito de Tua ajuda Srs:a .Boa tarde .

    ResponderExcluir
  7. Celso Portiolle Boa tarde tenho 64 anos de idade moro em cidade Americana SP estou pedindo um sonho já tenho 31 anos de contribuição inns mais falta quatro anos pra aposentar não consigo aposentar e nem um emprego Registrado moro de aluguel preciso muito de ajuda realizar o meu sonho .Minha família me ajuda não pode ajudar muito também está difícil pra mimaginar eu e meu irmão não somos aposentado ainda irmão tem problema nase pernas cuido dele tem vezes que passamos sem nada aqui pra comer as vezes visinhos envia alguns mantimentos pra nós.estamos muito difícil Celso empresa que trabalhei não quer me contratar mais motivo idade empresa contrata pessoas novas pra trabalhar tenho várias profissão 11 anos de Porteiro empresa Americana SP.Conferente materiais .líder de expedição.almoxarifado.Mais empresa não me dá uma chance pra exercer as minhas tarefas novamente no mercado de trabalho tenho 1 grau completo .Só Deus em primeiro lugar e você Celso para me realizar este sonho.Obrigado pela atenção.Boa tarde.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Celso m chamo Andreia tenho 39 anos e dois filhos uma d 9 anos e outro de 5 meses venho aq pedir pq meu esposo está desempregado faz 1 ano e não estamos conseguindo acabamento da nss casa parece um sonho impossível mais sei q Deus está no controle de tudo essa casa nao conseguimos nem acaba o banheiro e usamos o da casa da minha mãe por isso vim até aq pedir realiza meu sonho e dos meus filhos desd ja agradeço

    ResponderExcluir
  9. Oi Celso preciso que mim ajude a construir minha casa que luto pra fazer mais não consigo por que acabei ficando grávida de gêmeos e não pude mais trabalha e quando chove molha tudo eu te pessoas que mim ajude sou um pessoal cheia de sonhos mais sem potumidade pra realizar Dedé a minha infância foi muita sofrida e não quero da o mesmo BN pra meus filhos por favor mim ajude

    ResponderExcluir
  10. Oi Celso sou maria Claudiane tenho 24anos sou mãe de gêmeos moro no estado da Bahia no enterio de Valença zona rural e preciso que mim ajude a fazer minha casa não tenho condicao de fazer porque não posso trabalha porque das crianças pessoas que mim ajude a construir meus sonhos de te uma casa quando a chuva vi não mim preocupa em ligeiras te um banheiro por que isso não tenho na minha casa só tem três vão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso sou Carolina Edna tenho 20 anos moro no estado de Goiás no enterio de Anapolis Goiás preciso que mim ajude fazer minha casa não posso trabalhar porque cuido de uma pessoa doente ela precisa muito de mim ela não pode fica sozinha ela depende de mim pessoas que mim ajudar aonde moro em 2 cômodos que foi estendido por um senhor de 64 anos . Tenho um terreno no Daiana que minha vó deu pra minha mãe ela dividiu comigo e meu irmão mais infelizmente eu não posso mexer porque não posso trabalhar e preciso muito de ajudar não tenho condição de construí Celso por isso estou aqui pedindo que você possa me ajudar vou ficar muito mais muito feliz. Muito obrigada pela atenção Celso.

      Excluir
  11. Oi meu nome e marineis eu preciso de ajuda eu por favor min ajuda eu sou do Maranhão mais vim aqui para São Paulo no enterior Santa fé pirrasunga eu preciso vouta para o Maranhão e não tenho condições de ir meu pai tá muito doente e precisa de min meu filho também ficou lá eu vim para cá atrás de serviços mais não consegui agora não tenho condições de ir embora e também tenho uma filha e tá com migo e estou entrando em depressão porque no sei mais como fazer para voutar para minha família tenho 25anos meu filho tenho 3 anos e minha filha tenhe 7anos por favor min ajuda

    ResponderExcluir
  12. Meu número de celular e 19 999518978 por favor min ajuda eu preciso muito ir cuida e fica perto da minha família meu pai tá precisando de min por favor min ajuda marineis

    ResponderExcluir
  13. oi selso meu nome marcia eu moro em marau rs ;so casada tenho dois filho um de tres ano e bebe de 5 meses
    nos semos 4 ea casa e de 5 comodos eo tereno sao de duas casa em sima do tereno a minha casa e dos fundo eo patio e a berto e tem tipo de um baranque , meu guri de tres ano onde ja caiu e quebro o braço , nos temos comsiguindo a rumar tem coisas que queremos a rumar e quando chove emtra agua drento de casa , e mais eu ea nene durmino no colchao e so temos uma cama eo meu marido dorme no quarto com outro guri de 3 ano que nao quer durmir sozinho , e meu marido so que trabalha e nao comse que pagar toda comtas que ta chegando ,e ele tem pobelma nas perna que tem que fazer serujia e muta caro ,a quando chove dentro de casa verte agua pela tomada como uma cachuera poriso que peso sua juda selso nos nao temos condisao de arumar nao sei mais a onde pedir a juda porfavaor nos a juda , meu contato do meu marido e 54 991055038 ou da minha mae e 54 996485140 ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. selso eu esquesi de deischar nome da rua onde eu moro rua luiz riva numero 64 no bairo colinas nova marau

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir